Como Descobrir Seu Estilo de Escrita
Se você vai criar um ebook, então é claro que você vai precisar lidar com um monte de escrita.
Ebooks são tipicamente pelo menos 10.000 palavras e qualquer coisa extra em cima disso deve ser considerado um bônus.
O problema é que muitos de nós não somos bem um Shakespeare e não temos muita experiência com a escrita.
Temos as ideias. Temos o público… Só precisamos de uma maneira de transmitir nossos pontos e conhecimentos no papel, de uma forma que esse público ache interessante e envolvente! Este post vai ajudá-lo a fazer isso…
O que é boa escrita?
A primeira pergunta a fazer é: o que é boa escrita?
O que torna uma peça de escrita boa enquanto outra peça é considerada ruim?
Isso se resume a inúmeros fatores, mas talvez o ponto mais importante para que seja uma boa escrita é eficiência na transmitir o significado.
Em outras palavras, seu objetivo mais importante é garantir que a pessoa que lê seu conteúdo entenda o ponto que você está tentando chegar.
E vendo que você está sendo eficiente com as palavras, isso significa que você vai tentar transmitir esses pontos em tão poucas palavras e da maneira mais clara quanto possível.
Dessa forma, o leitor sai com o máximo de ‘valor’ para seu investimento de tempo.
A pergunta que você pode ter agora, é porque você deve se preocupar em escrever com linguagem formal ou empresarial?
Por que adicionar vocabulário extra e por que usar expressões decorativas se você está simplesmente tentando ser o mais eficiente e claro possível?
Neste caso, a resposta é que você está tentando transmitir o máximo de significado possível. Isso significa que deve haver nuances sutis em suas frases e informações implícitas que o leitor pode tirar.
Como engajar
Ao mesmo tempo, seu objetivo também é engajar, prender o leitor e garantir que eles continuem lendo até o final do seu livro.
Há inúmeras maneiras de fazer isso. Uma delas é simplesmente usar uma estrutura narrativa com “cabides de penhascos” que os manterão se movendo de uma frase para outra.
Outra dica importante é garantir que sua escrita não seja confusa ou verbosa (que se liga ao último ponto).
O que também é crucial, porém, é que você acerte o seu tom e estilo, que é um dos aspectos mais difíceis deste processo.
O tom deve soar conversador e simples o suficiente para que ele se sinta como se você estivesse falando, mas ao mesmo tempo ele precisa combinar com o tópico/nicho que você está escrevendo.
Em outras palavras, um livro sobre negócios deve soar muito mais profissional e menos conversador, em vez de um livro sobre tricô!
Você gostou do nosso conteúdo? Então aproveite a visita no site e assine a nossa newsletter, dessa maneira você receberá as nossas atualizações, novidades e dicas de ferramentas e cursos diretamente no seu e-mail, ou deixe seus comentários com suas sugestões ou ideias do que gostaria de saber. Compartilhe com seus amigos e Obrigado pela visita.
Sobre o Autor
0 Comentários